VOCÊ JÁ OROU COM SEU FILHO HOJE?

Data
03 junho, 2020
Categoria
Noticias
Autor
Davidson

VOCÊ JÁ OROU COM SEU FILHO HOJE?

COMO E QUANDO ENSINAR SEU FILHO A ORAR?


Wayne Grudem (1999, p. 305) define Oração como comunicação pessoal com Deus. Sei que muitos de vocês devem ter orado pela vida de seu filho. Mas você já orou com seu filho hoje? Você incluiu seu filho nessa comunicação pessoal com Deus. Pense numa simples conversar que você está tendo com um amigo, seu filho está participando ou só ali escutando a conversa?

Muitos pais se questionam quando devem ensinar seus filhos a orarem? Alguns deixam o tempo passar e até esperam eles aprenderem sozinhos ou na igreja. A advogada e escritora Marilia de Andrade afirma que “o momento ideal de ensinar uma criança a orar é assim que ela começa a falar. As crianças pequenas são muito puras e têm uma capacidade surpreendente de aprender”.

Existe um ditado popular que diz “é desde pequeno que se aprende”, a criança aprende por meio da interação e de relacionamentos significativos, os pais exercem uma influência significante nesse processo de aprendizado, com a formação das lembranças que a criança levará consigo até a fase adulta, atividades simples como andar, correr, falar, etc. o que os especialista chamam de aprendizado cognitivo. Destacamos que o aprendizado da oração também é uma atividade ou uma lembrança que pode marcar a vida de seu filho.

Outro questionamento que é bem comum é como devemos ensinar seus filhos orarem? Pastor Sérgio Queiroz, no livro Gloriosas Ruínas, afirma que oração é comunicação com o Senhor e não há relacionamento verdadeiro com Deus quando não nos comunicamos com Ele. Logo, devemos compreender que a oração é simplesmente um ato de comunicação, de se relacionar com Deus, ou seja, uma conversa verdadeira e pura, onde um dos interlocutores é Deus. Falo interlocutor porque é essencial explicar para nossos filhos que Ele nos responde.

Algumas lições importantes que devemos ensinar a nossos filhos sobre a oração, é que eles tem a liberdade de expressar seus sentimentos do seu jeitinho e com suas palavras, realizar seus próprios pedidos, mesmo que sejam coisas que para nós sejam simples, como um brinquedo ou uma dia de piscina.

A oração do Pai Nosso (Lucas 11:1-4), embora represente muito mais, pode expressar uma maneira muito simples de oração para nossos filhos, pois Jesus Cristo nos ensinou a chamar Deus de Pai, em seguida a agradecer a Ele e pedir as coisas que precisamos.

Orações não precisam ser longas ou cheias de palavras difíceis, que as crianças nem sequer entendem, mas simplesmente devem vir do coração. Quando estiver começando a ensina-las a orar, talvez fazê-las repetir frases curtas e com palavras que ela compreenda, com questões do dia a dia delas, como um pedido de abençoar um amigo que está doente ou a agradecer por um brinquedo que ela ganhou, e ainda até mesmo quando ela se sentir medo de alguma coisa, ela saberá que pode simplesmente falar sobre tudo com Deus. Elas precisam aprender que podem confiar ao Pai tudo o que precisar.

Por fim, aproveite cada oportunidade para orar junto com seus filhos, pois você será um exemplo para eles, que estes momentos sejam oportunidade de incluí-los nesta comunicação com o Senhor, orar com os outros aumenta a nossa fé e a eficácia de nossas orações. Mateus 18:19-20 diz: “Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles".

Vamos falar um pouco como ensinar a nossos filhos terem fé? Mas esse é um assunto para nossa próxima conversa!