Cuidando dos medos de seus filhos durante uma tempestade

Data
26 maio, 2020
Categoria
Evento
Autor
Davidson

CUIDANDO DOS MEDOS DE SEUS FILHOS

DURANTE UMA TEMPESTADE


Muito de nós estamos em casa há semanas. Vivenciamos uma pandemia mundial, acreditamos que você deva estar cansado de ouvir falar sobre Coronavírus, estatísticas, dados e estimativas de cenários dessa crise que atinge a todos no mundo. Isso mesmo, a tempestade não é somente com você!

A verdade é que a cada dia somos bombardeados por informações sobre o Coronavírus (COVID-19), muitas famílias estão vivenciando o impacto deste cenário e expressando isso de várias formas, através de sentimentos, reações, preocupações e pensamentos acerca de diversos temas, dentre eles, emprego, saúde, condições financeiras, futuro, etc.

Você já parou para pensar que nossos filhos também estão lutando para entender o que está acontecendo? E se questionou como eles devem estar se sentindo? Pois é, eles estão conosco e com o resto do mundo nesta tempestade. Então, o que você vai fazer?

No post, Gerenciando o Medo e a Ansiedade durante uma Pandemia do blog Dica aos Pais, afirma Dr. Chinwé Williams que o primeiro passo é reconhecer os sinais de que você ou seu filho podem estar lutando, elencando algumas reações comuns, tais como: ansiedade, medos ou preocupações excessiva com sua saúde ou corpo, dificuldade de concentração, etc.

Após reconhecer os fatos e entender que todos estamos no barco, acreditamos que você deva ter uma conversa muito especial com seus filhos ou com as crianças que estão sob sua responsabilidade. Compartilhe a verdade com ele sobre o que estamos vivendo, claro que da melhor forma que ele venha entender!

Diga a eles que faz todo sentido terem medo, fale um pouquinho dos seus medos, e explique que existem alguém com quem vocês podem contar! Que tal uma história para ilustrar?

Em Mateus 8:23-27, Jesus entra no barco e seus discípulos o seguem. Jesus estava descansando, quando uma grande tempestade começou, no entanto, Jesus estava dormindo. Enquanto os discípulos estavam com medo, pois a tempestade era muito forte, o mar tinha ficado agitado e as ondas estavam querendo afundar o barco. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: "Senhor, salva-nos! Vamos morrer!”

Jesus se acordou e perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?” Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança. Os homens ficaram perplexos e perguntaram: “Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?”  

Talvez começar com a história seja uma boa estratégia para começar a conversar com a crianças sobre os medos dela, perguntando após contar a história, se ela tem medo de algo? Altura, agulha, escuridão, algum animal? Mas lembrem-se Jesus sempre está conosco e que Ele é capaz de acalmar qualquer tempestade em nossas vidas, inclusive essa pandemia. Por isso devemos confiar em Jesus Cristo.

Mas e você do que tem MEDO?